FORMAÇÃO "CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INTEGRAL"

 

Nos dias 11, 13, 16, 23 e 27 de setembro e 07 e 08 outubro, aconteceu o Circuito de Formação de Gestores, Coordenadores de todos os segmentos da educação do município de Boituva no Centro de Formação dos Profissionais do Magistério “Ítalo Labronici” sobre o Currículo na Educação Integral”.

A formação abrangeu conhecimentos prévios dos formandos, interação e socialização de informações. Abordou-se sobre o professor/aluno que temos e o aluno/professor que queremos, quais competências são necessárias para auferir o profissional e o discente que almejamos, sobre o conceito de competências e território educativo.

A respeito do território educativo os gestores tiveram uma experiência singular de poder ir até o centro da cidade e entrevistar pessoas que sabiam histórias de Boituva, identificar um desenvolvimento, encontrar um equipamento público, uma área verde, uma transformação da cidade com intuito de verificar as potencialidades pedagógicas do nosso entorno.

Por fim, terminaram a formação se colocando no lugar no aluno para construir uma Geodésica, da qual foi uma experiência um tanto quanto reflexiva para pensarmos nas competências socioemocionais e desenvolver a empatia.

Os formadores da Secretaria de Educação, Luiz Gino Pereira Júnior, Magna Helena de Sales Beccari e Maria Clara de Medeiros Couto, agradecem imensamente a Secretaria de Educação Ellen Marinônio Coan que os têm apoiado e estimulado neste marco histórico que o Brasil tem vivido, desde a aprovação da Base Nacional Curricular Comum até a construção do Currículo do Município de Boituva.