ACESSIBILIDADE

PICADA DE ESCORPIÃO: O QUE É IMPORTANTE SABER?

  PICADA DE ESCORPIÃO: O QUE É IMPORTANTE SABER?

PICADA DE ESCORPIÃO: O QUE É IMPORTANTE SABER?

Escorpiões são animais típicos do Brasil, já que são doidos por climas quentes e chuvosos, ou seja, tropical. Devido ao aumento de acidentes domésticos envolvendo escorpiões em todo o Estado de São Paulo, estão acontecendo campanhas de conscientização para que todos possam se proteger. Deve-se tomar cuidado, pois muitas "dicas" falsas acabam sendo compartilhadas, e em casos de emergência podem agravar ainda mais a situação.

Alguns sintomas do veneno do escorpião incluem dor local (em todos os casos e geralmente no pé ou na mão), inchaço e suor no local, taquicardia e sudorese (suor). Aconselha-se que haja um cuidado cuidado maior com crianças até 10 anos, pois são as mais vulneráveis às picadas de escorpião e apresentam mais risco de vida, além de terem sintomas mais intensos, como letargia, tremores, produção excessiva de saliva e vômitos.

Caso você ou qualquer outra pessoa tenha sofrido com uma picada de escorpião, deve-se apenas lavar o local com água e sabão e aplicar compressas mornas para aliviar a dor. Jamais deve-se aplicar substância no local da picada, gelo ou água fria, fazer torniquetes ou ingerir bebida alcóolica, e é de suma importância procurar o atendimento emergencial o mais rápido possível, de preferencia uma unidade de saúde referência no assunto.

ATENDIMENTO MAIS PRÓXIMO

Ocorrências envolvendo picada de escorpião em Boituva recebem atendimento com o soro antiescorpiônico na UPA Tatuí, mas devem acontecer mediante indicação médica. Contudo, o primeiro atendimento deve ser realizado imediatamente em uma unidade básica de saúde ou hospital.

Mas atenção, crianças com idade de até 10 anos que foram picadas pelo animal,  devem ser encaminhadas diretamente à Tatuí.

SOBRE OS ESCORPIÕES

Os escorpiões são encontrados geralmente em área urbana, em locais que contenham acúmulo de entulho, lixo ou tubulações. Por isso, é importante cobrir ralos, soleiras, frestas, buracos e qualquer tipo de entrada, além de evitar o acúmulo de lixo, folhagens densas, entulhos e materiais de construção.

DICAS IMPORTANTES

Como são pequenos, uma boa ideia é chacoalhar as roupas e sapatos antes de usá-los, e manter berços e camas um pouco distante das paredes.

Uma plataforma para você gerenciar o site da sua prefeitura.