Fiscalização ambiental funciona normalmente durante quarentena; denúncias podem ser feitas por telefone
A Prefeitura de Boituva, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura informa que mesmo com as medidas para contenção do coronavírus, dentre elas o isolamento social, a Divisão de Fiscalização Ambiental juntamente com o apoio da GCM (Guarda Civil Municipal) está exercendo suas funções fiscalizatórias normalmente.
As infrações ambientais continuam a ser punidas de acordo a legislação ambiental vigente. São realizada fiscalizações queimada; poda e corte de árvores; descarte de resíduos; feiras livres e orientação referente a licenciamento ambiental de alguns procedimentos. Em caso de denúncia, ligue: 3263-1140 ou 3263-2827.
Ecopontos
Vale lembrar que a cidade conta com opções de coleta de materiais recicláveis. São os Ecopontos, locais estratégicos para receber diversos tipos de materiais espalhados por Boituva. O objetivo é a limpeza pública da cidade e contribuir para erradicar o máximo possível dos criadouros de vetores da dengue.
Ao todo são cinco ecopontos. Um dos serviços é o Ecoponto para materiais recicláveis. Ele está instalado na avenida Brasil (em frente ao Caminhódromo), e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h e das 14h às 15h45. Outro serviço disponível é o Ecoponto de Madeira. O local é uma parceria firmada através de um termo de cooperação com a prestadora de serviços especializada na destinação de resíduos sólidos. Há ainda o Ecoponto Lixo Eletrônico e o Ecoponto Pneus. Os três ecopontos funcionam na rua Antônio Galvão Pacheco, Vila São Vicente de Paula (antiga fábrica de tubo), também de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h e das 14h às 15h45. Há também mais um endereço do Ecoponto Lixo Eletrônico, que funciona na rua José Amadio (Parque da Cidade). Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3263-2827 e 3263-1140.
Disk Árvore
Outro serviço disponível é o “Disk Árvore”. O serviço funciona assim, o morador entra em contato com a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de segunda a quarta das 8h às 11h30 e das 13h às 16h, através dos telefones (15) 3263-2827 ou (15) 3263-1140. Por lá ele solicita uma muda para ser plantada na frente de casa. Um técnico avaliará o local e indicará a espécime mais adequada para o plantio.