BOITUVA REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA SER RECONHECIDA OFICIALMENTE COMO CAPITAL NACIONAL DO PARAQUEDISMO E DO BALONISMO TURÍSTICO

  BOITUVA REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA SER RECONHECIDA OFICIALMENTE COMO CAPITAL NACIONAL DO PARAQUEDISMO E DO BALONISMO TURÍSTICO
Na última sexta-feira (11), aconteceu no auditório do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), uma Audiência Pública para oficializar Boituva como a "Capital Nacional do Paraquedismo". O evento é uma das etapas para aprovação (na Câmara dos Deputados) do Projeto de Lei 7.387/2017, de autoria do deputado federal Capitão Augusto - que concede ao município esses título.
“É uma noite histórica para Boituva. Acompanho o paraquedismo em nosso município, nestes quase 40 anos de vida pública. Esse reconhecimento significa muito para todos nós. Capitão Augusto, muito obrigado. Agradeço a todos vocês nesta noite”, comentou o prefeito Edson Marcusso, ao lado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Nazaré Patekoski Marcusso, da vice-prefeita, Dra. Ana Paula Moura, do Secretário de Eventos, Juventude e Turismo, Felippe Vidal, do autor do PL deputado Capitão Augusto, além de representantes do Centro Nacional do Paraquedismo, da Confederação Brasileira de Balonismo, de secretários municipais, vereadores e munícipes presentes.
O autor do PL, deputado Capitão Augusto falou o que isso representa para o município. “Não é só um título, é reconhecimento da Câmara dos Deputados, do Senado, além de ser sancionado pelo Presidente da República”.
NOVO PROJETO "CAPITAL NACIONAL DO BALONISMO TURÍSTICO"
Um dos pontos altos da audiência foi quando o deputado Capitão Augusto, anunciou o novo PL 528/2022 - que concede ao município também o título de Capital Nacional do Balonismo Turístico - reconhecimento inédito no Brasil.
Cumprindo os protocolos do ato, o deputado perguntou aos presentes: “Todos concordam que Boituva receba os títulos de Capital Nacional do Paraquedismo e do Balonismo Turístico?”, momento cheio de emoção, aprovado de forma unânime pelos presentes.
Uellinton Mendes, presidente da Confederação Brasileira de Paraquedismo (CBPQ), com sede em Boituva, disse emocionado: “É o sonho de Ícaro. Só aquele que voou um dia sabe porque cantam os pássaros na natureza”.
50 ANOS DE PARAQUEDISMO
Boituva iniciou suas atividades no paraquedismo em 1971, completando no ano passado, 50 anos. Em 2021, Boituva foi finalista do Prêmio “Top Destinos Turísticos”, nas categorias Turismo de Aventura e Turismo de Esporte, pelo seu destaque no paraquedismo e também no balonismo.
18 MIL SALTOS
Boituva é o local onde mais se salta de paraquedas no mundo, não só em saltos turísticos, mas também em saltos de atletas e de formação de atletas. O Centro Nacional de Paraquedismo registra uma média de 18 mil saltos por mês, com dezenas de Escolas de Paraquedismo, que geram emprego e renda ao nosso município.
MAIS RECURSOS
Com a aprovação do PL, outro grande benefício é a possibilidade da cidade receber mais recursos obtidos junto ao Ministério do Turismo.