´╗┐ Prefeitura de Boituva (SP)

´╗┐

Servidores P├║blicos

Proágua
Da Assessoria de Comunica├ž├úo - 03:17:56 | Terça-feira, 12 de Setembro de 2017

ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO – PROÁGUA Zelar pela qualidade da água que a população consome no seu dia a dia é uma importante atribuição conferida ao Sistema Único de Saúde como meio de  prevenir doenças de veiculação hídrica. No Estado de São Paulo tal responsabilidade cabe à Vigilância Sanitária. Por conta disto, o Centro de Vigilância Sanitária implantou e coordena desde 1992 o Programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano – Proágua. OBJETIVOS Com objetivo principal de colaborar na promoção e proteção da saúde da população por meio da garantia da potabilidade da água destinada ao consumo humano, o Programa desenvolve ações contínuas para assegurar a qualidade dos sistemas e soluções alternativas de abastecimento identificando e intervindo em situações de risco à saúde dos consumidores. Isto implica em atuação integrada e abrangente no contexto da produção e consumo da água, englobando desde a gestão dos recursos hídricos até os  impactos à saúde dos consumidores. O Programa consiste na coleta mensal de 12 amostras, realizadas em pontos aleatórios da cidade. São realizadas análises como: flúor, pH e temperatura da água, essas amostras são encaminhadas ao Laboratório do Instituto Adolf Lutz, em Sorocaba , onde são realizadas outras análises, incluindo a microbiológica. O município de Boituva participa do programa a mais de uma década, e tem o comprometimento, junto ao governo Federal, para realizar essas coletas todo mês. Portanto, pedimos a população que atenda aos fiscais da VISA-Vigilância Sanitária, se em determinado momento solicitarem acesso para realizar essas coletas. Lembramos que os mesmos deverão estar em carro oficial e devidamente identificados.

´╗┐

segunda a sexta-feira | 8;30h às 17h